top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Tipos de Bobina para EMT




A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) gera uma corrente elétrica através de indução eletromagnética.


É uma técnica de estimulação cerebral focal, não invasiva e indolor, realizada através da aplicação de campo eletromagnético na região da cabeça, com uso de bobinas especialmente desenhadas para tal, de forma a induzir pulsos de estimulação elétrica na superfície do cérebro.

 

A ativação ou inibição de áreas cerebrais ocorre de acordo com os ajustes feitos pelo profissional nos parâmetros de estimulação (frequência dos pulsos, intensidade e tempo de tratamento).


Durante o tratamento com EMT, o posicionamento correto da bobina é um dos principais fatores para garantir uma estimulação segura e eficaz.


Por que a colocação das bobinas de estimulação magnética transcraniana é tão importante?


O córtex cerebral é mais sensível ao campo magnético perpendicular ao córtex, mas relativamente insensível ao campo magnético paralelo ao córtex, portanto, para determinar qual a melhor posição da bobina, diversos fatores devem ser considerdos, como: fatores biológicos (a direção do axônio alvo) e fatores físicos (a intensidade e direção do campo elétrico).



Tipos de bobinas


Atualmente existem diversos tipos de bobina que podem ser utilizadas para tratamento, diagnóstico ou pesquisa.

Existem diferenças no tipo de material usado no núceo da bobina, na geometria da bobina e nas características biofísicas do pulso produzido pela bobina.

Alguns exemplos são:

  • bobina circular: o tipo original de bobina de EMT

  • bobina em oito (ou bobina borboleta): resulta em um padrão de ativação mais focal

  • bobina em duplo-cone: segue a forma da cabeça, útil para uma estimulação mais profunda

  • bobina de quatro folhas: para estimulação focal de nervos periféricos

  • bobina H: para a estimulação magnética transcraniana profunda

As bobinas mais utilizadas na prática clínica são a bobina circular e a bobina em formato de 8.


Bobina em figura de 8




A bobina em figura de 8 consiste em duas bobinas circulares lado a lado em um plano, sendo que em uma a direçao da corrente é no sentido horário e a outra no sentido anti-horário.

Nessa bobina, a intensidade da indução é maior no centro, quando ocorre sobreposição da intensidade e da direção do campo magnético, fazendo com que a estimulação seja mais focada. No entanto, a área de estimulação é pequena e a estimulação não é tão profunda.






Bobina circular




A bobina circular é a bobina original, utilizada nos primeiros aparelhos de EMT criados por volta de 1985. Ao contrário da figura 8, ela possui apenas uma direção de corrente, tendo um efeito de estimulação mais forte e abrangendo uma área maior.

Embora o efeito de focagem espacial da bobina circular não seja como o da bobina em figura de 8, a cabeça humana é um arco esférico, e o ponto tangencial entre a bobina circular e o couro cabeludo tem a maior intensidade de estimulação, que também tem um certo efeito de foco.

No caso da bobina circular, o local com maior intesidade de indução não é o meio da bobina, mas sim em torno do terço externo do centro.


Na figura abaixo podemos ver as diferenças na indução eletromagnética nas bobinas circular e em figura de 8.




O protocolo e a bobina a ser utilizada serão definidos no momento da avaliação. Por isso é importante que o profissinal seja capacitado e tenha conhecimento sobre a fisiopatologia da doença e sobre o funcionamento das bobinas e do aparelho de EMT.





1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page