top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Protocolo Acelerado de Estimulação Magnética Transcraniana



O protocolo tradicional de estimulação magnética transcraniana (EMT) para depressão consiste em uma sessão por dia, 5 dias na semana, com sessões em torno de 20 minutos. O tratamento, em geral, leva de 4 a 6 semanas.


O protocolo acelerado utiliza a tecnologia theta-burst, que consiste em rajadas de pulsos, fazendo com que as sessões sejam mas rápidas (em torno de 5 minutos), e por conseguinte, tornando possível realizar mais de uma sessão ao dia.


Em muitos casos é possível completar o tratamento em apenas duas semanas.


A eficácia e a segurança do tratamento são as mesmas do protocolo padrão. Um dos principais benefícios do protocolo acelerado é que os resultados são mais rápidos em comparação com o tratamento padrão. 


Outra vantagem desse protocolo é que é uma opção mais favorável para pessoas que têm dificuldade para se ausentar do trabalho ou moram em outras cidades. Além disso, a aderência ao tratamento costuma ser maior.


A depressão é uma doença psiquiátrica que tem grande impacto nas atividades laborais e de vida diária, e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ela. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano - sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.


Embora existam tratamentos eficazes para a depressão, nem todas as pessoas têm acesso a esse tratamento.

O tratamento medicamentoso é o mais utilizado em casos de depressão, mas em diversos casos a eficácia é baixa, e podem ocorrer vários efeitos colaterais. Por ser uma doença complexa, e que envolve fatores sociais, psicológicos e biológicos, o tratamento também deve abordar esses critérios.


O uso da EMT é seguro e já existe evidência científica suficiente sobre sua eficiência, inclusive em casos de depressão refratária ao tratamento medicamentoso.






Comments


bottom of page