top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Por que você se exercita?


A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Porém, nem sempre é simples começar a se exercitar, e mais difícil ainda é fazer com que essa prática se torne um hábito.

A relação entre o sedentarismo e o surgimento de doenças não é nenhuma novidade. Nosso corpo se beneficia dos exercícios de diversas formas: dormimos melhor, o cérebro passa a funcionar de modo mais eficiente e há um aumento na sensação de bem-estar. Além de tudo isso, a prática reduz as possibilidades de desenvolver problemas como diabetes tipo 2, osteoporose, hipertensão e trombose. A pratica regular de exercícios também ajuda a diminuir o colesterol e a obstrução das artérias – diminuindo assim o risco de infarto e AVC.

Porém, mesmo sabendo de tudo isso, muita gente ainda tem dificuldade de incluir essa pratica na rotina. Pode ser por falta de tempo, falta de vontade, preguiça, cansaço, o famoso deixar pra amanhã. Mas é possível. Da mesma maneira que escovamos os dentes ou tomamos banho todos os dias, também podemos fazer isso com o cuidado com a nossa saúde.

Mudar a maneira como olhamos para a nossa vida pode nos ajudar a encarar esse desafio.


Como eu posso criar um hábito?


Entender a relevância e a importância de criar bons hábitos é fácil, o difícil é por em prática. Implementar um novo comportamento em nossa rotina e transformá-lo em um hábito, demanda muito tempo e esforço, mas vale a pena.


1- Tenha um objetivo claro!

Ao invés de pensar em respostas como: projeto verão, emagrecimento, pense no todo, alguns exemplos: conseguir brincar com os filhos ou netos, subir e descer escadas sem ajuda, ir ao supermercado e não ter dificuldade para carregar as sacolas, sentar e levantar sem precisar se preocupar com a altura da cadeira, ser mais INDEPENDENTE!


2- Curta o processo!

Pode parecer bobagem, mas a maneira como encaramos as nossas atividades faz diferença no modo como serão executadas. Procure pensar nos pontos positivos ao invés de enaltecer os pontos negativos. Cada conquista é significativa!


3- Planejamento

Criar um hábito exige tempo e esforço, por isso, é importante se planejar. Inclua a prática de exercícios como um compromisso, e não como: se der tempo eu faço.


Seu objetivo deve ser a grande meta que você deseja alcançar algum dia, enquanto os pequenos passos são o mínimo de trabalho que deve ser feito diariamente para ajudar os grandes objetivos a se tornarem realidade. Como por exemplo, correr 20 minutos por dia para daqui um ano, alcançar o objetivo de correr uma maratona.


O envelhecimento  é inevitável, e com ele todos os processos fisiológicos inerentes a essa fase da vida, entretanto, o percurso é o que determina como chegaremos lá. Se cuide agora, da sua saúde física e mental, seu eu do futuro vai te agradecer!


19 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page