top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Neuralgia do Trigêmeo




A neuralgia do trigêmeo ou nevralgia trigeminal, é uma síndrome dolorosa caracterizada por dor no rosto do tipo choque elétrico ou em fortes pontadas.


Principais Sintomas


É uma condição de dor crônica (com duração maior que três meses) que afeta o nervo trigêmio (V par de nervos cranianos), um dos nervos mais densos e ramificados de todo o corpo. Esse nervo é responsável pela invervação sensorial da face.

Em geral, o indivíduo sente dor extrema, esporádica, com sensação de queimação repentina ou choque. Esses sintomas costumam durar entre alguns segundos a até dois minutos. Os episódios costumam acontecer em surtos, mas existe uma variação da neuralgia, na qual a dor é constante.


A dor causa bastante sofrimento ao paciente e o medo da dor faz com que haja uma redução importante nas atividades tanto laborais quanto de lazer, reduzindo significativamente a qualidade de vida.


Diagnóstico


O Diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sitomas. E os três principais critérios são:


  1. Dor restrita ao território de inervação do trigêmeo;

  2. Surtos súbitos de dor muito intensa, com curta duração;

  3. Dor desencadeada por estímulos tatéis na face ou na boca e dentes.



Tratamento


A neuralgia do trigêmeo pode se desenvolver a partir de causas idiopáticas e/ou pode estar relacionada a outras condições, como neoplasias, esclerose múltipla, compressão da raiz do nervo trigêmeo e outros comprometimentos nervosos, sendo que os tratamentos mais utilizados são terapias medicamentosas em altas doses ou cirúrgicos, que, no entanto, podem causar efeitos colaterais.


A maioria dos pacientes apresenta melhora da intensidade e frequência dos ataques de dor com o tratamento medicamentoso, porém a dor pode se tornar refratária à medicação com o tempo. Alternativas cirúrgicas em casos refratários ao tratamento clínico são a compressão por balão, a ablação por radiofrequência e a descompressão microcirúrgica do nervo trigêmeo. A descompressão neurovascular do nervo trigêmeo consiste em uma cirurgia craniana para reposicionar pequenas artérias ou veias que possivelmente estejam em conflito direto com o nervo junto ao tronco encefálico. Esta cirurgia, descrita nos anos 60 pelo Prof. Peter Jannetta, é o procedimento mais eficaz no tratamento da neuralgia do trigêmeo.A dor do nervo trigêmeo tem tratamento.

Atualmente, alguns estudos sugerem o uso da estimulação magnética transcraniana para o tratamento da dor na neuralgia do trigêmeo, principalmente nos casos em que a resposta ao tratamento medicamentoso não foi satisfatória ou naqueles em que há alguma contra-indicação para o tratamento cirurgico.



Texto escrito por: Dra. Rachel Guimarães, fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Neurofuncional no adulto e Neuromodulação Não Invasiva.

Colaboração: Dra. Juliana Zuiani, neurocirurgiã.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page