top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Já ouviu falar em estimulação theta burst?


A estimulação magnética transcraniana (EMT\TMS) é um procedimento que utiliza campos magnéticos para estimular as células nervosas do cérebro e melhorar os sintomas de diversas condições neurológicas e psiquiátricas. É um procedimento não invasivo porque é feito sem cirurgia ou corte da pele e com mínimos efeitos colaterais.


A estimulação Theta Burst (TBS) é uma forma mais recente de (EMT\TMS), na qual os pulsos são aplicados em um determinado padrão chamado burst ou rajadas. Pesquisas com TBS demonstraram produzir efeitos semelhantes, se não maiores, na atividade cerebral em comparação com a EMT\TMS padrão. Os protocolos TBS têm uma grande vantagem em comparação com o protocolo padrão pois o tratamento pode ser administrado dentro de um período de tempo muito curto sendo possível realizar várias sessões ao dia.


Segurança e eficácia do TBS


A TBS é tão segura quando a EMT. Tanto na EMT quanto na TBS, os efeitos colaterais comuns incluem dores de cabeça e fadiga. Existe um risco mínimo de convulsões em ambas as formas de estimulação magnética transcraniana.


Atualmente existem estudos usando estimulação theta-burst para outras indicações além da depressão, como transtorno bipolar, sintomas negativos de esquizofrenia, síndrome de dor central, fibromialgia e Doença de Parkinson.


Procure sempre um profissional capacitado, e sempre que necessário, procure ajuda!

78 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page