Envelhecer faz com que nosso corpo passe por muitas mudanças físicas. Essas alterações costumam causar diminuição da força muscular, da densidade óssea, da coordenação motora e até tornar as articulações mais rígidas, o que, por vezes, pode levar a quedas e fraturas.
Para os idosos, o exercício pode ser a chave para trazer de volta e manter a função física necessária na vida diária. Programas de exercícios definidos por um fisioterapeuta podem ajudar a reduzir a dor corporal, melhorar o movimento das articulações, facilitar a coordenação e aumentar a função respiratória.
Idosos portadores de doenças crônicas também podem obter benefícios da fisioterapia. Embora não seja possível interromper o processo de envelhecimento, ela pode ajudar a reduzir o impacto que ele causa em nossos corpos. Fisioterapeutas são profissionais capacitados que podem identificar os fatores que impedem o idoso de ser ativo e independente. Exercitar-se regularmente também pode ajudar a reduzir o risco e o impacto de doenças com maior probabilidade de afetar os idosos.
Condições geriátriacas tratadas por fisioterapeutas
As condições geriátricas são suscetíveis a várias doenças, geralmente incluindo problemas musculoesqueléticos, neurológicos e cardiopulmonares, doenças mentais, problemas de equilíbrio e dor crônica. O tratamento fisioterapêutico tem sido bem sucedido na gestão de cada uma dessas doenças.
A fisioterapia pode ajudar a diminuir o desconforto devido a condições como artrite ou osteoporose. Normalmente, a dor nas articulações é causada por inflamação das articulações, lesões, artrite, gota, etc. Pode restringir a mobilidade e levar à fraqueza ou instabilidade para realizar atividades normais se não for tratada por mais tempo. O objetivo da fisioterapia é restaurar a função dos músculos, ossos, articulações, tendões e ligamentos.
Melhorar a força e flexibilidade:
A diminuição da força e da flexibilidade é um dos problemas mais comuns causados pelo envelhecimento. Além disso, a condição pode ser agravada pela presença de outras condições crônicas relacionadas a problemas neurológicos, problemas endócrinos e problemas musculoesqueléticos. Como resultado das alterações degenerativas que ocorrem devido à idade avançada, há um tônus muscular fraco e articulações rígidas, etc. O fisioterapeuta ajuda a aliviar a dor e a retornar à mobilidade. Algumas das causas comuns de diminuição da força são doenças da tireoide, anemia e depressão, falta de sono, diabetes, insuficiência cardíaca congestiva e efeitos colaterais de medicamentos. A fisioterapia ajuda a devolver força e flexibilidade, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O comprometimento do equilíbrio no idoso - que não apresente outras comorbidades - se deve à perda do funcionamento normal dos músculos e ossos. Porém, diversas doenças têm como sintomas alterações de equilibrio. Dentre elas podemos destacar: artrite e dormência nos pés e pernas, problemas oculares, problemas de circulação sanguínea e ingestão de vários medicamentos. O tratamento de fisioterapia inclui exercícios de equilíbrio para ajudar a melhorar a função dos músculos e ossos em indivíduos com doenças neurológicas, como doença de Alzheimer, ELA, doença de Parkinson ou lesões cerebrais.
Risco de lesão:
A fisioterapia ajuda a manter a estabilidade. O fisioterapeuta ensina o paciente a se adaptar às deficiências visuais, de mobilidade, equilíbrio e perda muscular para concluir facilmente as atividades da vida diária. Essa conscientização ajuda a reduzir o risco de lesões e reincidência.
As quedas são a principal causa de acidentes entre os idosos, resultando em fraturas ósseas e outras lesões. Um fisioterapeuta pode treinar o indivíduo em técnicas para prevenir uma queda.
Manter um estilo de vida independente:
A recuperação da dor devido a uma doença ou lesão permite ao indivíduo levar uma vida ativa e independente por mais tempo. Exercícios de alongamento e fortalecimento são comprovadamente eficazes para pessoas idosas. Pacientes com pé caído, lesão na coluna e acidente vascular cerebral recebem auxílios para caminhar para facilitar a vida independente. O terapeuta trabalha com o paciente para garantir que ele permaneça o mais independente possível.
Benefícios da Fisioterapia em Geriatria:
Restauração da funcionalidade, redução da dor e, assim, melhora da qualidade de vida.
Exercícios regulares resultam em melhor equilíbrio, força, coordenação, controle motor, flexibilidade, resistência e até memória
Ajuda a manter a função cognitiva
Reduz o risco de doenças cardíacas
Ajuda a manter a capacidade de realizar atividades da vida diária
Melhora o humor e a autoestima
Reduz o risco de quedas
Ajuda a reduzir o impacto de doenças com maior probabilidade de afetar pessoas idosas
Manutenção da mobilidade e independência
Melhora da capacidade cardiorrespiratória
Os fisioterapeutas orientam sobre a melhor maneira para realizar os exercícios com segurança, e também decidem qual o melhor plano de tratamento para cada pessoa. Procure um fisioterapeuta! Garanta um envelhecimento saudável.
Kommentare