Fim de ano é sinônimo de festas, confraternizações e muita comilança, e é fato que nesse época é mais difícil manter os hábitos saudáveis. Come-se mais, bebe-se mais, e consequentemente, diminuímos nossas atividades de rotina, como praticar exercícios. Além disso, é época de recesso, e muitos profissionais, como fisioterapeutas e professores de educação física também tiram uns dias para curtir com os seus familiares. Entretanto, essa alteração na rotina pode render alguns problemas. Entre eles a falta de disposição para retomar as atividades no próximo ano. Por isso, separei 7 dicas para fazer exercícios no final do ano, confira!
Escolha atividades mais curtas
Se você e sua família já estão na correria, o melhor é otimizar o tempo o máximo possível. Por isso, nada de se comprometer com exercícios que vão usar muito do seu tempo. Isso porque dedicar uma hora em um dia corrido, é bem diferente de dedicar 10 minutos. Então, você pode ficar com certo desânimo e desistir de se exercitar. Dedicar 10 ou 15 minutos nessa época já é mais que suficiente para se manter no ritmo.
Pense que são poucos minutos por dia
Quando se opta por exercícios de curta duração há um incentivo maior para se exercitar. Então, a chance de pular a atividade diária é muito menor. Afinal, você só vai gastar poucos minutos do seu dia se exercitando.
Foque na sensação de bem estar
Ao fazer exercícios há uma liberação de endorfina. Esse hormônio está altamente associado com a sensação de bem estar e dever cumprido. Então, minimize os excessos de álcool e alimentação exagerada ao fazer bastante exercício. Afinal, você já terá a sensação de bem estar através de outro meio: a atividade física.
Pense que está fazendo algo por você
Nessa época, o normal é se preocupar em agradar os outros com presentes, comidas, festas. Porém, é extremamente lembrar de si mesmo também. E, fazer exercícios também é uma forma de autocuidado. Portanto, quando bater aquela preguiça, lembre-se que serão apenas alguns minutos de dedicação exclusiva à você mesmo.
Arrume uma companhia
Para maioria das pessoas ter companhia para fazer algo é um incentivo extra. Por isso, se você é desse tipo também, é bem legal procurar alguém para te acompanhar nessa jornada de exercícios. Você e mais uma pessoa poderão se motivar mutuamente para fazer exercícios no final do ano e também no ano seguinte!
Estabeleça uma meta acessível
Por último, para não perder o ritmo e a motivação para fazer exercícios no fim do ano estabeleça uma meta palpável para você mesmo! Afinal, você não precisa esperar o ano virar para cumprir aquela lista infindável de promessas. Então, crie uma meta como: caminhar 15 minutos em dias intercalados, ou, levantar e se espreguiçar a cada 20 minutos em que estiver sentado. Essa meta é acessível e te dará o incentivo que falta para não abandonar os exercícios nessa época!
Se divirta!
Sempre faça atividades com segurança e de acordo com a orientação de um profissional de saúde!
BOAS FESTAS!
Comments