top of page
Foto do escritorDra Rachel Guimaraes

Exercício físico e Obesidade




Como a prática regular de exercícios pode ajudar na prevenção da obesidade?


Já é sabido que o exercício pode ajudar a controlar o peso, além de trazer inúmeros outros benefícios à saúde.

A matemática é relativamente simples, e em muitos casos a obesidade resulta do desequilíbrio energético: alta ingestão calórica, baixo gasto calórico. Vários fatores influenciam quantas calorias (ou quanta “energia”) as pessoas queimam por dia, entre eles idade, tamanho corporal e genes. Mas o fator mais variável – e o mais facilmente modificável – é a quantidade de atividade que as pessoas realizam todos os dias.

Manter-se ativo pode ajudar as pessoas a manter um peso saudável ou a perder peso. Outro ponto positivo é que o exercício também pode diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes, acidente vascular cerebral, pressão alta, osteoporose e certos tipos de câncer, além de reduzir o estresse e melhorar o humor.


Apesar de todos os benefícios da prática regular de exercícios para a saúde, as pessoas em todo o mundo praticam-na menos – no trabalho, em casa e enquanto viajam de um lugar para outro.

Pesquisas mostram que mundialmente, uma em cada três pessoas pratica pouco ou nenhum exercício, e este declínio tem influencia direta na taxa global de obesidade, e consequentemente, no aumento das taxas de doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral, dentre outros.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para uma boa saúde, os adultos devem praticar o equivalente a duas horas e meia de atividade física moderada a vigorosa por semana. (2–4)

Para crianças a sugestão é de uma hora por dia.

Entretanto, alguns estudos mais recentes demonstram que essa quantidade de horas pode não ser suficiente para a perda de peso.


Definição de Exercício Físico

Embora as pessoas muitas vezes usem atividade física e exercício físico como sinônimos, os termos têm definições diferentes. “Atividade física” refere-se a qualquer movimento corporal que queime calorias, seja para trabalho ou lazer, tarefas diárias ou deslocamento diário. “Exercício” é uma subcategoria de atividade física, refere-se a atividades planejadas, estruturadas e repetitivas que visam melhorar a aptidão física e a saúde.


Quanta atividade as pessoas precisam para evitar o ganho de peso?


O ganho de peso durante a idade adulta pode aumentar o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras condições crônicas. Porém, sabemos o quanto é difícil perder peso, por isso, é importante atuar de maneira preventiva. Não se trata de estética, mas sim de saúde.

Quanto mais ativas as pessoas são, maior é a probabilidade de manterem o seu peso estável; quanto mais sedentários, maior a probabilidade de ganharem peso ao longo do tempo.

Não existe uma dose ideal que sirva para todas as pessoas, mas alguns estudos já evidenciam que talvez, a recomendação da OMS de duas horas e meia de atividade por semana seja mais eficaz para manutenção do peso do que para a perda de peso.

A intensidade do exercício também tem influencia, atividades vigorosas parecem ser mais eficazes para o controle do peso do que caminhadas lentas. por exemplo.


Só exercício é suficiente para a perda de peso?


O exercício pode ajudar a promover a perda de peso, mas parece funcionar melhor quando combinado com um plano alimentar com menos calorias.



Aumento do gasto energético total;


Diminuição da gordura abdominal e a gordura corporal total, retardando o desenvolvimento da obesidade abdominal;


Musculação, flexões e outras atividades de fortalecimento muscular constroem massa muscular, aumentando a energia que o corpo queima ao longo do dia – mesmo quando está em repouso – e facilitando o controle do peso.


Melhora no humor trazendo mais motivação para que a prática de exercícios vire um hábito;


Tenha em mente que permanecer ativo não é uma escolha puramente individual: o chamado “ambiente construído” – edifícios, bairros, sistemas de transporte e outros elementos da paisagem criados pelo homem – influencia o modo como as pessoas são ativas. As pessoas são mais propensas a serem ativas, por exemplo, se viverem perto de parques ou parques infantis, em bairros com calçadas ou ciclovias, ou perto o suficiente do trabalho, da escola ou das lojas para transitarem com segurança de bicicleta ou a pé.


Somos o resultado de ações contínuas. Hábitos novos requerem dedicação, mas o processo não precisa ser sofrido!



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page