A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa e é causada pela morte de neurônios que produzem dopamina - substância que está intimamente ligada aos movimentos. Os principais sintomas são lentidão dos movimentos, tremor e rigidez. Porém, outros sintomas como instabilidade postural, congelamento da marcha e sintomas não motores (depressão, ansiedade, constipação intestinal, dores, alteração do sono, perda de olfato) também costumam estar presentes.
O uso da estimulação magnética transcraniana (EMT) na Doença de Parkinson vem sendo amplamente estudado, e resultados positivos já foram observados tanto em sintomas motores quanto em sintomas não motores.
Em relação aos sintomas não motores, os principais benefícios foram observados em aspectos cognitivos, como melhora das funções executivas, e na depressão - presente em aproximadamente 40% das pessoas com Parkinson.
Atualmente, a principal linha de tratamento para a DP são medicamentos e a prática orientada de exercícios, entretanto, conforme aprogressão da doença, a eficácia medicamentosa diminuiu, além de produzirem uma série de efeitos colaterais.
Alguns sintomas, como a lentidão dos movimentos, são de difícil controle, e atrapalham diversas atividades do dia a dia, como se vestir, comer, escovar os dentes, pentear o cabelo, sentar e levantar, e até caminhar. Um outro sintoma de difícil controle e que interfere muito nas atividades é o congelamento, ou freezing.
Felizmente, estudos recentes têm demonstrado efeitos positivos com o uso da Estimulação Magnética Transcraniana ou Medular nesses sintomas da doença de Parkinson, trazendo melhora na qualidade de vida e proporcionando mais autonomia e independência para as pessoas com Parkinson.
Fazer novas conexões neurais depende da experiência e do ambiente de um indivíduo. É possível melhorar a neuroplasticidade por meio de exercícios, nutrição equilibrada, evitar agentes tóxicos, e a Neuromodulação atua facilitando esse processo de formação de novas conexões, melhorando assim diversos sintomas da doença de Parkinson.
Comments