A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento de neuromodulação não invasiva, ou seja, a variação de campo magnético gerada pela bobina produzindo ação nos neurônios. Através da EMT, pulsos magnéticos induzem uma corrente elétrica que chega nas células nervosas cerebrais, os neurônios, estimulando ou diminuindo sua atividade, conforme a necessidade de cada caso.
Os pulsos de baixa frequência (geralmente a 1 hertz) inibem a atividade neuronal, ao passo que os de alta frequência (acima de 10 hertz) estimulam o seu funcionamento.
Em casos de depressão, por exemplo, há uma redução da atividade cerebral no lobo frontal esquerdo; logo, essa área será o foco para a aplicação da EMT, estimulando os neurônios dessa região, possibilitando que o cérebro (re)aprenda a voltar à normalidade.
Atualmente existem diversas indicações para o uso da EMT, tanto psiquiatricas quanto neurológicas. É importante ressaltar que a terapia com neuromodulação deve ser utilizada de acordo com parâmetros já estabelecidos em literatura, e é imprescindível conhecer a fisiopatologia da doença de base para poder escolher o protocolo mais apropriado para cada paciente.
Esse manejo garante melhores resultados e maior segurança no tratamento, por isso, recomendamos sempre procurar um profissional com experiência e competência na área.
Comments