Muitas vezes quando perguntamos aos pacientes se eles praticam algum tipo de exercício a resposta é: faço caminhadas.
Mas será que esse é o melhor tipo de exercício?
Existe uma diferença entre atividade física e exercício físico.
O que é atividade física?
A atividade física é um comportamento realizado de forma intencional, envolvendo os movimentos do corpo e envolve uma relação entre o ambiente e a sociedade. Ou seja, pode ser uma atividade de lazer, tarefas domésticas, ou ações do cotidiano, como ir ao trabalho ou à escola.
A atividade física está presente de forma ampla no cotidiano, e pode ser indicada por qualquer profissional de saúde para melhorar o corpo e a mente, contribuindo para evitar o sedentarismo.
O que é exercício físico?
Por sua vez, o exercício físico é definido como uma atividade que eleva o gasto energético. Entretanto, apresenta caráter planejado e estruturado, como distância, tempo e ritmo.
A diferença pode parecer pequena, mas tem um grande impacto na saúde.
O atividade e o exercício físico contribuem para a redução do risco de mortalidade e do desenvolvimento de doenças como o câncer, diabetes, diabetes gestacional, hipertensão e doenças do coração.
Já o exercício físico traz os benefícios das atividades, além de ser eficaz para manter o peso controlado, reduzir sintomas de depressão, melhorar a qualidade do sono, preservar a cognição, e ajudar no controle de doenças crônicas. Alguns estudos mostram que exercícios de média a alta intensidade podem retardar a progressão de algumas doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
A prática de ambas ainda proporciona vantagens específicas para diferentes faixas etárias, como redução do índice de quedas em idosos ao contribuir com o fortalecimento muscular e desenvolvimento do equilíbrio.
Outro ponto importante é que conforme envelhecemos, naturalmente perdemos massa muscular. Existe uma relação direta entre porcentagem de massa muscular e qualidade de vida.
O ganho ou manutenção da massa muscular só é possível através de exercícios com resistência, ou seja, a musculação é essencial para a nossa autonomia e independência. Atividades simples como pegar uma criança no colo, carregar sacolas, sentar e levantar, subir escadas, dentre outras, exigem força, e na caminhada esse fortalecimento não acontece.
Portanto, procure um profissional qualificado para indicar qual o melhor exercício pra você!
Cuide da sua saúde!
Commenti