As afasias alteram a capacidade de comunicação e podem interferir na capacidade de falar ou se expressar verbalmente, na compreensão da linguagem verbal, compreensão da linguagem escrita (leitura) ou na capacidade de escrever.
Geralmente ocorrem após uma lesão cerebral no lado esquerdo do cérebro, que é o lado onde as áreas de linguagem estão localizadas. Essa lesão pode ser causada por um AVC, tumores ou doenças neurodegenerativas, por exemplo.
O uso da linguagem é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, e as afasias podem ter efeito bastante negativo na qualidade de vida.
Os sintomas podem ser facilmente percebidos tanto pelo paciente quanto por pessoas próximas e incluem falar frases sem sentido, frases curtas ou incompletas, trocar palavras, não entender conversas de outras pessoas ou escrever frases sem sentido. Porém, o diagnóstico deve ser feito por neurologista.
Caso o surgimento da afasia seja agudo, o paciente deve procurar imediatamente um pronto socorro. Já em casos crônicos, o tratamento é realizado através de terapia fonoaudiológica, porém, técnicas de neuromodulação não invasiva como EMT e tDCS podem potencializar o tratamento, trazendo melhores resultados.
Estudos demonstram que a uso da Neuromodulação na afasia promove melhorias na compreensão verbal e auditiva, fluência da fala e nomeação
Comments