ATAXIA
O termo ataxia significa falta de ordem, e os principais sintomas encontrados em pessoas com ataxia são: falta de coordenação motora, alteração da marcha e falta de equilíbrio. Atualmente, o termo ataxia se refere a “incoordenação do movimento após dano do sistema sensitivo ou cerebelar”, ou seja, podem ocorrer devido a aleterações nas vias sensitivas (vias aferentes) que levam informações sobre o que sentimos para o nosso cérebro, ou a uma degeneração cerebelar. O cerebelo é um dos principalis responsáveis por manter nosso equilíbrio e coordenação motora.
A marcha atáxica caracteriza-se pelo aumento da largura do passo, colocação e trajetória variável dos pés, resultando em uma caminhada instável com alto risco de queda.
O diagnóstico exato sobre o tipo de ataxia é feito pelo médico através de avaliação da história e exame clínico, analisando os sintomas e como os mesmos progrediram ao longo do tempo.
Para a maioria das ataxias ainda não existe um tratamento que seja capaz de interromper sua progressão, logo, a reabilitação é uma excelente ferramenta no tratamento desses pacientes.
O principal objetivo da fisioterapia é a melhora da função e habilidade motora, incluindo atividades de marcha, treino de equilíbrio, postura, exercícios de coordenação motora grossa e fina, fortalecimento muscular, treinamento de atividades de vida diária, entre outros.
O objetivo da reabilitação é individual e é definido após uma detalhada avaliação fisioterapêutica.